top of page

As placas tectônicas

Você já parou para pensar que a Terra não é uma esfera sólida e imóvel? Ela é como um quebra-cabeça gigante, dividida em grandes pedaços chamados placas tectônicas. Essas placas são como pedaços de um quebra-cabeça que se movem muito lentamente sobre a superfície da Terra.


As placas tectônicas são como grandes "peças" da crosta da Terra. Imagine que a crosta terrestre, aquela parte dura que fica por cima de tudo, está dividida em várias partes, essas partes são as placas tectônicas. Elas são formadas por rochas e flutuam sobre uma camada de rochas mais quentes e moles que ficam por baixo, chamada de manto.


Imagem 1: Placas tectônicas no globo terrestre

Fonte: @geografiacompleta


Pode parecer estranho, mas as placas tectônicas estão sempre se movendo, muito lentamente, como se estivessem dançando bem devagar. Esse movimento acontece por conta do calor, provocado pelo movimento circular do manto. Às vezes, elas se afastam umas das outras, outras vezes elas se chocam e por vezes deslizam uma sobre a outra. Esses movimentos podem causar terremotos, formar montanhas, continentes, ilhas e vulcões!


O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 maiores e 38 menores. Como exemplos de placas maiores podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.


Quando as placas se movimentam separando uma da outra, esse movimento é chamado de divergente, quando elas estão se aproximando é chamado de convergente e quando elas deslizam uma na outra é chamado de transformante.


Imagem 2: Movimento das placas tectônicas

Fonte: Beduka


O movimento em que as placas se chocam, o convergente, é o responsável pela formação das montanhas e cordilheiras, como a Cordilheira dos Andes (América do Sul) e as montanhas do Himalaia (Ásia).


Quando elas se separam, no movimento divergente, podem formar ilhas e vulcões, como também podem causar maremotos e tsunamis, pois o fundo do oceano também se expande.


Já no transformante, causa grande atrito, pois uma placa fica se esfregando na outra e isso pode causar terremotos e rachaduras, o que causa falhas na estrutura da Terra, como a falha de San Andreas (Estados Unidos). 


Imagem 3: Falha de San Andreas.

Fonte: Peter Essick


Entender sobre as placas tectônicas nos ajuda a compreender como a Terra é dinâmica e está sempre mudando, elas ajudaram a moldar a superfície da Terra ao longo de milhões de anos, são responsáveis por fenômenos geológicos e até podem influenciar o clima! Estudar as placas tectônicas nos ajuda a entender melhor como nosso planeta funciona.


Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre as placas tectônicas:


É incrível pensar que estamos em cima de grandes pedaços de rochas que estão em constante movimento!


REFERÊNCIAS:

Resumo completo sobre o Movimento das Placas Tectônicas: os tipos, as causas e as consequências. Beduka, 2020. Disponível em: https://beduka.com/blog/materias/geografia/movimento-das-placas-tectonicas/

Acesso em: 12 de junho de 2024.


SOUSA, Rafaela. "Placas tectônicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tectonica-placas.htm. Acesso em 07 de junho de 2024




bottom of page