Como surgem as montanhas?
- Pedro Feitosa
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Primeiro precisamos explicar o que é uma montanha, estão prontas, crianças?
Montanha é uma forma de relevo, cuja principal característica é possuir altitude mais elevada do que as áreas ao seu redor. Muitas montanhas e cadeias montanhosas são formadas a partir do choque entre as placas tectônicas, possuindo a sua altura médias ou baixas.
Imagem 1: Monumento Natural
Fonte: Pedro Borgo Cypriano
Mas afinal, como surgem as montanhas? Vamos te explicar rapidinho!
As montanhas vêm a partir das atividades tectônicas, que são atividades de duas ou mais placas no interior da terra que se chocam, provocando alterações no relevo. Esse processo recebe um nome muito estranho, chamado de “orogênese”.
Existem três principais tipos de montanhas, o tipo é definido conforme a sua origem, que são: as montanhas vulcânicas, montanhas de erosão e grandes cadeias.
Vulcânicas: formadas a partir de erupções vulcânicas.
Erosão: formadas a partir de falhas geológicas.
Grandes cadeias: formadas a partir do movimento das placas tectônicas.
Vulcões: são aberturas em montanhas presentes na superfície da terra. Os vulcões surgem quando as placas tectônicas se chocam, sempre ocorre em milhares de anos, eles possuem altitudes que provocam rachaduras profundas no solo ou também em locais planos, liberando gases, lava e fogo.
Imagem 2: Imagem de um vulcão
Fonte: Terra.com
Erosão: É um processo natural chamado de fenômeno, que ocorre quando há desgaste do solo e através das variações de temperatura das rochas de uma área alta para área mais baixa. Esse processo ocorre mais em áreas de desmatamento, terrenos inclinados ou em áreas queimadas. Não existe uma altura exata para uma erosão, vai depender do desgaste do solo. A erosão pode ser resolvida através do não desmatamento da cobertura vegetal e do reflorestamento.
Imagem 3: Imagem de uma erosão
Fonte: Brasil Escola
Grandes cadeias: São formadas quando há colisão entre as placas tectônicas no fundo do oceano, gerando a formação das grandes montanhas debaixo d'água, são grandes elevações submarinas situadas na parte central dos oceanos da Terra. Apresentam uma altura média de 2.000 a 3.000 metros acima dos fundos do mar.
Imagem 4: Formação de montanha no oceano

Fonte: Slideplayer
A geologia considera que as montanhas não sofrem tanto desgaste por meio da modificação do relevo, do vento e das chuvas, as montanhas são formadas pela ação das placas tectônicas, que se chocam e geram na superfície grande montanha com altitude elevada.
Vejam no vídeo abaixo um pouco mais sobre a formação de uma montanha:
Espero que tenham gostado do assunto de hoje, molecada. Até a próxima!!!
Referências:
ALVES PENA, Rodolfo. Montanhas. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/montanhas.htm>. Acesso em: 07, junho de 2024.
MATIAS, Átila. Erosão. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/erosao.htm>. Acesso em: 17, de junho de 2024.
CAMPOS, Mateus. Placas tectônicas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/placas-tectonicas.htm#:~:text=As%20placas%20tect%C3%B4nicas%20s%C3%A3o%20grandes%20blocos%20formados%20por%20camadas%20litosf%C3%A9ricas,busca%20explicar%20a%20movimenta%C3%A7%C3%A3o%20litosf%C3%A9rica>. Acesso em: 17, de junho de 2024.