De onde vem o Sal?
- Danyelle Nascimento
- 8 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2024
Você gosta de pipoca com ou sem sal? Mas, você já parou pra pensar de onde vem o Sal? Convido você para conhecer mais sobre esse mineral.
Os elementos não vivos da natureza compõem a Geodiversidade, dentre eles estão os minerais e um deles é o Sal. Isso mesmo, o sal que usamos na cozinha é um mineral chamado Cloreto de Sódio (NaCl) que existe em enorme quantidade em mares e oceanos. De acordo com a história do Sal relatada no site da indústria Sal Mossoró “O sal é o condimento mais antigo utilizado pelo homem, o uso do sal como alimento iniciou-se na China e como conservante, no Egito, onde as areias salinas eram utilizadas para preservar as múmias.” (Salmossoró, 2024).
O Brasil é um grande fornecedor de sal, produzindo sal em estados como Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Sergipe e Bahia, mas é o Rio Grande do Norte (RN) o maior produtor nacional, responsável por cerca de 95% de todo o sal produzido em nosso país.
Você deve se perguntar o que faz do RN o maior produtor de sal? Podemos dizer que são diversas as condições que contribuem para isso, dentre elas a salinidade das águas, os ventos constantes, as temperaturas elevadas e os longos períodos de estiagem característicos do nosso clima, as nossas enormes planícies litorâneas e o solo impermeável.
Salinas é o nome do lugar onde se produz sal, podendo estar localizada bem próximo ao mar e na foz de rios, onde as marés e os ventos ajudam na evaporação da água e formação desse recurso. Sua produção é realizada em um ciclo que pode ser visto na imagem abaixo.
Imagem 1: Ciclo do Sal.

Fonte: Salmossoró, 2024.
A água salgada entra em tanques evaporadores quando a maré enche ou sendo bombeados. Os ventos e o calor do Sol ajudam na evaporação da água, restando apenas o sal que ainda está cheio de impurezas. Por isso, passa por cristalizadores e pela lavagem, após esse processo fica acumulado em montes de sal para secagem e estocagem. Por fim, é levado para o beneficiamento, podendo ser transformado em produtos para consumo humano, industrial e pecuária, tais como o sal refinado, sal grosso, granulado, iodado e moído.
Imagem 2: Estocagem de sal em salina Sal Mossoró.

Fonte: Salmossoró, 2024.
A importância do sal não é somente como fonte de alimento e matéria prima, em nosso organismo facilita na digestão de alimentos, pois ajuda na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos para um bom funcionamento dos nossos rins. Entretanto, não exagere na ingestão do sal, o ideal para o ser humano é o consumo diário de 2 a 4 gramas, o equivalente a uma colher de chá apenas. Sal em excesso pode prejudicar os rins e causar problemas na pressão arterial.
Para saber de onde vem o sal que utilizamos na cozinha de casa, assista o vídeo abaixo:
Agora é só tomar cuidado para não exagerar no sal!
REFERÊNCIAS:
IGUIECOLOGIA: De onde vem o sal. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/de-onde-vem-o-sal/>. Acesso em: 09 de agosto de 2024.
SALINOR: Produção do Sal Marinho. Disponível em: <https://www.salinor.com.br/>. Acesso em: 09 de agosto de 2024.
SALMOSORO: Ciclo do Sal. Disponível em: <https://www.salmossoro.com.br/historia.php>. Acesso em: 09 de agosto de 2024.
Comentarios