Mineração sustentável e seus desafios
- Emanuel Pacheco
- 20 de set. de 2024
- 3 min de leitura
A mineração é um dos pilares da economia global, fornecendo os recursos necessários para a fabricação de produtos que utilizamos diariamente. No entanto, a exploração desses recursos naturais tem consequências significativas para o meio ambiente, as comunidades locais e a Geodiversidade no geral. Com a crescente importância da sustentabilidade mundial surge a necessidade de se implementar métodos e meios para adaptar a mineração sustentável, como forma de suprir os impactos negativos no meio ambiente.
De acordo com a Revista Ibero-americana de Economia Ecológica (REVIBEC), foi feita uma comparação de trajetória ambiental em alguns municípios onde se tem a prática de mineração e alguns municípios nas redondezas em que não foram mineradas. Aponta a pesquisa:
Os resultados demonstram que, ao contrário de que o senso comum propaga, os municípios de base mineradora têm um forte sistema de proteção ambiental, uma vez que a dimensão ecológica está razoavelmente institucionalizada em torno de marcos regulatórios e órgãos especialmente voltados para o trato da questão ambiental.
Mas como uma cidade, onde se pratica a mineração, tem capacidade de possuir um forte sistema de proteção ambiental? De que forma é possível conservar e preservar o meio ambiente e a Geodiversidade se essas ações de “exploração ambiental” são muito comuns no mundo? É isso que veremos a seguir.
Imagem 1: Foto que ilustra áreas protegidas pela legislação ambiental
Fonte: Saes Advogados, 2022
Todos sabemos que a mineração pode causar vários impactos ambientais, visando isso, as empresas de mineração começaram a utilizar métodos que ajudem a mudar essa visão e tentar trazer à essa atividade de mineração meios sustentáveis, adotando medidas baseadas no respeito ambiental (Geotech). “Um dos aspectos deste tipo de mineração é o reaproveitamento de rejeitos para a fabricação de tijolos, confecção de asfalto e pavimentação de vias” diz a Geotech.
Um dos tópicos que também podem ser levados em consideração é a economia da água, segundo a Geotech, cerca de 70% das empresas de mineração operam em países escassos de água, o que gera um grande risco. “Logo, o uso consciente da água é a principal motivação para o aumento do interesse no desaguamento de rejeitos” (Geotech), com isso, as mineradoras devem adotar meios de filtragem mais inteligentes, ajudando a intensificar a recuperação da água, utilizando menos o recurso ou fornecendo uma solução eficiente para o empilhamento seco.
Imagem 2: Foto nas mineradoras
Fonte: Geotech, 2021
Além da conscientização no uso da água, também tem alguns outros métodos que podem ser utilizados no respeito ao meio ambiente, como, por exemplo:
Diminuição de resíduos: Realizar mapeamento inicial para saber quais fontes desperdiçam mais recursos e saber quais matérias-primas precisam de um controle melhor. Tudo isso para desenvolver estratégias de reciclagem desses resíduos.
Respeito às normas regulamentadoras: É uma medida que serve para evitar problemas futuros relacionados com a fiscalização, por exemplo, os impactos negativos ao meio ambiente. Com isso, é necessário que toda empresa, antes de começar algum projeto de mineração, tome esse método como medida de conservação do meio ambiente.
Uso de tecnologias para monitorar irregularidades: Assim como em várias áreas no mundo, a tecnologia é utilizada para aprimorar os setores trabalhistas, e na mineração não seria diferente. A tecnologia é usada para monitorar erros ou irregularidades encontradas durante os processos de obras da mineração, visando consertar essas falhas.
Imagem 3: Resíduos de ações das minerações a serem aproveitados
Fonte: Brasil De Fato (Minas Gerais), 2019
Essas práticas demonstram um esforço contínuo da indústria de mineração para reduzir seu impacto ambiental. No entanto, desafios como: Degradação do solo; Poluição da água; Emissões de gases de efeito estufa e Desmatamento ainda persistem. Portanto, é fundamental que a indústria adote cada vez mais práticas sustentáveis e inovadoras para garantir um futuro equilibrado entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Logo abaixo vou deixar um vídeo falando um pouco sobre a mineração sustentável:
REFREÊNCIAS
ENRÍQUEZ, M. A. R. S. Mineração e desenvolvimento sustentável - é possível conciliar? Revibec: Revista Iberoamericana de Economia Ecológica. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Revibec/article/view/164733. Acesso em: 07 jun. 2024.
SAES ADVOGADOS. Mineração em áreas protegidas pela legislação ambiental. Disponível em: https://www.saesadvogados.com.br/2022/03/29/mineracao-em-areas-protegidas-pela-legislacao-ambiental/. Acesso em: 08 jun. 2024.
GOMES, M. Alternativa ao uso de rejeitos na mineração é tema de projeto no Senado. Brasil de Fato (Minas Gerais). Disponível em: https://www.brasildefatomg.com.br/2019/03/25/alternativa-ao-uso-de-rejeitos-na-mineracao-e-tema-de-projeto-no-senado. Acesso em: 08 jun. 2024.
GEOTECH. Mineração sustentável é possível? Disponível em: https://www.geotechconsultoria.com/mineracao-sustentavel-e-possivel/. Acesso em: 08 jun. 2024.
Comentários