top of page

O que são Pinturas Rupestres?

Atualizado: 3 de set. de 2022

Assim como nos dias atuais, os primeiros hominídeos também sentiam a necessidade cultural de se expressar. Porém, nos anos de 300 mil A.C (com nenhum conhecimento da tecnologia dos dias atuais) eles desenvolveram uma maneira de deixar sua marca na história até os dias de hoje, conhecido por “pintura rupestre” que são aquelas pinturas encontrado em cavernas, geralmente expressando coisas como o dia a dia dos hominídeos.


Quando vimos isso na escola somos ensinados que essas pinturas eram feitas apenas usando o próprio sangue, mas como sabem é necessário que para desenvolver uma técnica de pintura que perdure até os dias atuais é necessário mais do que apenas o próprio sangue. Então, estudos de geólogos, arqueólogos e historiadores passaram a estudar como era possível que ainda exista de forma praticamente intacta tal arte.


Descobriram então que em alguns casos havia a mistura do sangue com os pigmentos de minerais ou apenas os pigmentos obtidos a partir de minerais ricos em óxidos de ferro (hematita, goethita, limonita), carvão vegetal, ossos queimados e óxido de manganês, entre outros minerais eram necessários para deixar sua arte exposta de uma forma que perdurasse até os dias de hoje. Então, como foi visto, a presença dos minerais nos pigmentos das tintas foi descoberto a mais de 300 mil anos A.C. e é importante até os dias de hoje para história e os minerais ainda continuam presentes na pigmentação das tintas usadas nos dias de hoje.





Para mais informações sobre Pinturas Rupestres, assista o vídeo abaixo:



 
 
 
bottom of page